quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conheça a cineasta convidada do Cineserra

Está confirmada a presença da cineasta Juliana Reis, do Rio de Janeiro, como palestrante convidada do Cineserra. Ela dará uma palestra no último dia da mostra, em 21 de outubro, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Depois da palestra, haverá exibição do filme Disparos, primeira longa-metragem dirigido pela cineasta. Tudo das 18h às 20h45.


 
Juliana Reis viveu na França durante 15 anos. Já dirigiu e foi roteirista de cinco curtas, além de ter trabalhado em vídeos institucionais para a Unesco e SOS Racisme. Recebeu prêmio pela adaptação de Cronopios y Famas, de Julio Cortazar, e subvenções do Conselho Nacional de Cineclubistas (CNC), Kodak e Conselhos Regionais da França.

No Brasil desde 2005, escreveu projetos de ficção para João Jardim (A Vida de Julia) e Murilo Salles (O Fim e os Meios, selecionado pelos editais Petrobras 2007 e OI Futuro 2008). Desenvolveu roteiros para os diretores Henrique Saladini (ALtobio), Themba Sibeko (Passarês – África do Sul) e Kim Chapiron (L’homme rouge – França), além de projetos pessoais.

É membro do Colégio de Leitores do CNC desde 2001 e da Autores de Cinema desde 2007. Professora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da Faculdade de Artes do Paraná. Também coordena a Oficina Escrevendo & Filmes, parceria com Tempo Glauber.

segundo longa-metragem da cineasta, PRINCESINHAs/NOTREs DAMEs de Copacabana (OURs LADYs of COPA) em co-produção com a França, está em fase de desenvolvimento e entra em produção ainda neste ano.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Juliana Reis é a palestrante do Cineserra

A cineasta Juliana Reis, do Rio de Janeiro, é a convidada especial do Cineserra. Mestre em Cinema, Juliana dará uma palestra no último dia da mostra, em 21 de outubro, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Depois da palestra, haverá exibição do filme Disparos, primeira longa-metragem dirigido pela cineasta. Tudo das 18h às 20h45.

O filme conta a história de um fotógrafo que se envolve num caso de violência ordinária, sem se reconhecer como vítima, cúmplice ou testemunha. Conforme a diretora, é um filme de urgência, que tenta captar o instante de um personagem e de toda sociedade junto com ele. Disparos estreou no Brasil em novembro de 2012 e participou da seleção oficial do Festival do Rio, ganhando os prêmios de melhor Fotografia, Montagem e Ator coadjuvante para Caco Ciocler.




segunda-feira, 29 de julho de 2013

A arte visita a realidade

"A arte visita a realidade. O artista mostra sua visão crítica por meio de seus trabalhos e leva ao público para que haja uma reflexão coletiva". As palavras são do organizador do Cineserra Claudio Troian, na foto com o idealizador e também organizador do festival, Le Daros. Eles participaram hoje pela manhã do programa Persona Singular, na Rádio Caxias 930 AM e 93.5 FM, com a apresentadora Lisete Oselame.




Para ouvir a entrevista click:  http://www.radiocaxias.com.br/portal/player/28636


Lembrando que as inscrições para seleção e exibição de filmes e documentários de curta e média-metragem e videoclipes, acontecem no período de 5 a 25 de agosto. Portanto, na próxima segunda-feira, a ficha já estará disponível aqui no blog.

Antes, leia o regulamento. Depois, inscreva seu trabalho.





  

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Inscrições iniciam dia 5/08




De 5 a 25 de agosto de 2013. Este é o período de inscrições de filmes, documentários e videoclipes que serão selecionados para participar do Cineserra. A mostra regional exibirá seleção de filmes de curta e média-metragem, documentários e videoclipes produzidos na região Nordeste do Rio Grande do Sul entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012, com premiação para os melhores de cada categoria. 

Além da mostra, o evento terá dois workshops de capacitação para a produção cinematográfica, ministrados por profissionais reconhecidos pela indústria nacional do cinema, e uma palestra com um cineasta convidado, seguida de exibição de um longa-metragem próprio. O Cineserra tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Randon, Racon e FSG.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Quem não é visto, não é lembrado


Sabe aquela história do pomar do vizinho, que sempre tem frutas mais saborosas do que o nosso? Por que será? Ora, porque as frutas “aparecem” bem mais do que as nossas, aí elas “parecem” ser mais apetitosas. Quando falamos em produção audiovisual, é mais ou menos isso que acontece na Serra gaúcha. Temos uma boa produção, com artistas, roteiristas, produtores e diretores talentosos e dispomos de recursos por meio das leis de incentivo à cultura, além das produções independentes. Mas e aí? E aí nos falta visibilidade! Por isso resolvemos criar o Cineserra - Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha, justamente para que toda produção daqui venha à tona, sendo vista, lembrada, curtida, comentada, compartilhada.