Regulamento ESTADUAL

REGULAMENTO DO 3º CINESERRA
FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA

CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO

a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito regional (região nordeste do RS) e estadual (RS), em dois certames paralelos e simultâneos.  O evento também oferece workshops gratuitos sobre tópicos relativos à produção e a crítica sobre o audiovisual , ministrados por profissionais reconhecidos desse segmento (ver instruções na aba específica do blog).

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

c) O CINESERRA é uma realização conjunta dos produtores culturais associados Leandro Daros e Claudio Troian,  com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria de Cultura.

d) O CINESERRA será realizado entre os dias 22 de Outubro e 01 de Novembro de 2015, com sede em Caxias do Sul e exibições também em Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado e Flores da Cunha. A programação detalhada das exibições, dos workshops e das cerimônias de abertura e encerramento será apresentada em até 45 dias antes do evento.

CERTAME ESTADUAL

CAPÍTULO II – DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

a) A seleção de trabalhos se dará nas categorias: ficção,  documentário (ambos de curta e média-metragem) e videoclipe musical.

b) Serão aceitos trabalhos com até 30 minutos de duração, (créditos incluídos).

c) Os trabalhos serão selecionados por uma Comissão de Seleção buscando atingir o limite máximo de 06 (seis) horas de material audiovisual. A Comissão será composta por membros  representantes dos produtores do festival e da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul. Não caberá qualquer reclamação posterior quanto a eventuais não seleções.

d) Entende-se por filme estadual a obra cuja produção tenha sido feita majoritariamente por equipe e atores do estado do Rio Grande do Sul e com locações também, em sua maior parte, realizadas no estado do Rio Grande do Sul, exceto produções realizadas na Região Nordeste do RS, cujos trabalhos deverão ser inscritos no certame Regional (ver lista de municípios no Regulamento Regional).

e) Serão aceitos, nesta edição, somente trabalhos finalizados entre Janeiro de 2012 e a data de inscrição no 3º Cineserra.

f) Não serão aceitos trabalhos já selecionados em edições anteriores do Cineserra.

g) A lista dos trabalhos selecionados será publicada no Blog do Festival e divulgada até trinta dias antes do inicio do Festival.

h) Os filmes selecionados deverão obrigatoriamente estar disponíveis para download, para exibição por parte do festival.

i) Os produtores responsáveis pelos filmes selecionados que possuírem trilha sonora, bem como os responsáveis por todos os videoclipes selecionados, serão contatados pela produção do Cineserra para, obrigatoriamente, complementarem a inscrição através de preenchimento de formulário de dispensa de cobrança de direitos autorais de execução (das músicas/trilhas) pelo ECAD, isentando a organização do Cineserra de quaisquer ônus pela exibição dos mesmos. O procedimento se dará via contato por meio eletrônico.

j) Quanto ao formato de captação será dada preferência a trabalhos realizados com câmeras profissionais ou semiprofissionais e captação em HD/Full HD. No entanto, critérios artísticos poderão ser levados em conta para a seleção de trabalhos com equipamento de qualidade inferior.

k) Trabalhos falados em idiomas estrangeiros deverão conter legenda em Português.


CAPÍTULO III - DAS INSCRIÇÕES

a) A inscrição é gratuita e totalmente online.

b) As inscrições deverão ser  realizadas entre os dias 10 e 31 de agosto de 2015, através das seguintes ações:
- Preenchimento do Formulário de Inscrição no blog do festival (online);
- Concordância com o termo de autorização de uso de som e imagem, presente no formulário de inscrição online;
- Hospedagem das obras inscritas em servidor para visualização online (Google Drive, YouTube ou Vimeo);
b1) Para hospedagem no servidor Google Drive é necessário obter um conta gratuita no Google; acessar o site http://drive.google.com e realizar o upload; ao realizar o upload da obra inscrita, clicar no botão superior direito “compartilhar”, e deixar o link disponível para visualização através de link; copiar o link gerado e colar no formulário de inscrição;
b2) Para hospedagem no YouTube ou Vimeo, basta fornecer o link onde o vídeo está hospedado, desde que acessível através do mesmo;

c) As inscrições poderão ser realizadas por pessoa física ou jurídica (no caso de produtora de filmes).

d) A quantidade de trabalhos a serem inscritos obedecerá ao seguinte:
 - para cada diretor ou empresa produtora: até 03 (três) filmes por categoria;

e) Para cada trabalho inscrito, preencher um formulário de inscrição, indicando o link para visualização online do trabalho inscrito;

f) Trabalhos que tenham em sua equipe de produção (funções creditadas), 01 (um) ou mais membros que tenham algum vínculo direto com o Cineserra, poderão ser inscritos para efeito de exposição, mas serão inelegíveis para efeito de premiação, exceto na categoria “prêmio popular”.


CAPÍTULO IV - DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

a) A Direção do Festival formará uma Comissão de Avaliação a ser integrada por 03 membros de notório saber na área do cinema, a qual assistirá e avaliará os filmes selecionados, determinando os vencedores nas diversas categorias.

b) A Comissão de Avaliação será constituída por pessoas que não tenham vínculo com as obras inscritas e selecionadas, assim como seus parentes até o primeiro grau.

c) As decisões da Comissão são irrevogáveis.


CAPÍTULO V - DA PREMIAÇÃO

a) Não haverá premiação em dinheiro.

b) Os troféus serão entregues aos vencedores em cerimônia oficial, no último dia do Festival. Todos os concorrentes serão convidados a participar do evento.

c) A Comissão de Avaliação atribuirá aos filmes integrantes do Cineserra, troféus nas seguintes categorias:

I – FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO (incluindo Curtas e Médias):
           
       - Melhor Filme Ficção;
            - Melhor Filme Documentário;
            - Melhor Direção;
            - Melhor Roteiro;
            - Melhor Fotografia;
            - Melhor Direção de Arte;
            - Melhor Edição;
            - Melhor Trilha Sonora;
            - Melhor Ator;
            - Melhor Atriz.
            - Menção Honrosa Ficção (se houver).
            - Menção Honrosa Documentário (se houver).


II –  Categoria Videoclipe Musical:
            -  1º. Lugar          
            -  2º. Lugar
            -  3º. Lugar

d) Para a premiação da categoria “prêmio popular”, será realizada enquete online, aberta ao público em geral, para votação nas obras selecionadas.


CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) A inscrição neste evento importará na concessão de autorização à Direção do Festival para a utilização dos títulos, de trechos dos vídeos  e citação dos realizadores das obras em ações de divulgação do Festival e das obras selecionadas, em quaisquer veículos (internet, TV, e-mail, etc..), inclusive após a realização do evento.

b) Nenhum dos filmes selecionados será  utilizado para fins comerciais.

c) No ato da inscrição, o responsável pela mesma declara que o produtor da obra é detentor de todos os direitos cabíveis,  autorizando sua participação e exibição no festival.

d) Todos os elementos ou qualquer tipo de material utilizado no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo não deverão violar qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

e)  As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes serão decididos a partir de critérios definidos única e exclusivamente pela direção do evento.

f)  A inscrição de trabalho audiovisual neste evento importa na automática aceitação do presente regulamento.

g) Os casos omissos por esse regulamento serão resolvidos pela Direção do Festival.


CINESERRA – FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA
Rua Mariana Prezzi, 223, Bairro Pio X
Caxias do Sul – RS
CEP: 95034-460