quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conheça a cineasta convidada do Cineserra

Está confirmada a presença da cineasta Juliana Reis, do Rio de Janeiro, como palestrante convidada do Cineserra. Ela dará uma palestra no último dia da mostra, em 21 de outubro, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Depois da palestra, haverá exibição do filme Disparos, primeira longa-metragem dirigido pela cineasta. Tudo das 18h às 20h45.


 
Juliana Reis viveu na França durante 15 anos. Já dirigiu e foi roteirista de cinco curtas, além de ter trabalhado em vídeos institucionais para a Unesco e SOS Racisme. Recebeu prêmio pela adaptação de Cronopios y Famas, de Julio Cortazar, e subvenções do Conselho Nacional de Cineclubistas (CNC), Kodak e Conselhos Regionais da França.

No Brasil desde 2005, escreveu projetos de ficção para João Jardim (A Vida de Julia) e Murilo Salles (O Fim e os Meios, selecionado pelos editais Petrobras 2007 e OI Futuro 2008). Desenvolveu roteiros para os diretores Henrique Saladini (ALtobio), Themba Sibeko (Passarês – África do Sul) e Kim Chapiron (L’homme rouge – França), além de projetos pessoais.

É membro do Colégio de Leitores do CNC desde 2001 e da Autores de Cinema desde 2007. Professora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da Faculdade de Artes do Paraná. Também coordena a Oficina Escrevendo & Filmes, parceria com Tempo Glauber.

segundo longa-metragem da cineasta, PRINCESINHAs/NOTREs DAMEs de Copacabana (OURs LADYs of COPA) em co-produção com a França, está em fase de desenvolvimento e entra em produção ainda neste ano.