terça-feira, 13 de outubro de 2015

CineSerra abre inscrições para workshops

De olho no aprimoramento da cena audiovisual da região, o CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha confirma a presença de dois profissionais do cinema para ministrar workshops nesta edição do festival. As inscrições para participar das duas oficinas devem ser feitas entre os dias 13 e 22 de outubro, quando serão disponibilizados os respectivos links de acesso às fichas de inscrição, apenas por meio do blog.

O primeiro workshop será no dia 24 de outubro e terá como tema “Direção de Produção – A hora de colocar o projeto em prática”, com a ideia de inserir o participante nos diversos afazeres e vivências dessa função, através de exercícios, observações e cases apresentados pela ministrante Larissa Bermudez, de Porto Alegre. 



Ela é graduada em Produção Audiovisual pela PUC-RS, com especialização em Film & Television Business – Formação Executiva em Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro. Já foi diretora de produção de sete curtas-metragens e dois videoclipes, além de ter trabalhado como assistente e coordenadora de produção em vários trabalhos. 




“Montagem cinematográfica e narrativa audiovisual” é o tema da segunda oficina, que será ministrada por Alfredo Barros, também de Porto Alegre, no dia 31 de outubro. Com a experiência de seu currículo, que inclui a montagem de mais de 50 trabalhos, entre curtas e médias-metragens, séries, minisséries e videoclipes, o conteúdo desse workshop abrange vários tópicos relacionados à montagem como: mecânica, técnica e arte; articulação da linguagem audiovisual; responsabilidades do montador; continuidade e descontinuidade; fluência e ritmo, dentre outros. 


Alfredo ingressou na arte cinematográfica em 1989, quando conheceu uma ilha VHS de uma microprodutora no centro de Porto Alegre. Em 98, entrou para o time da Casa de Cinema de PoA como assistente de direção e montagem, trabalhando com nomes expressivos do cinema gaúcho como Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Carlos Gerbase. Em 2003, formou-se em Jornalismo pela UFRGS e, a partir de 2004, foi contratado como professor de montagem cinematográfica na Unisinos (2004-2007), CINETVPR (2007-2013) e na ESPM Sul (2007), onde concluiu a Pós-Graduação em Marketing e Comunicação, em 2014.




SERVIÇO – WORKSHOPS

SÁBADO | 24/10/15                   
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO - A hora de colocar o projeto em prática!
Com  LARISSA BERMUDEZ  (de Porto Alegre)
Local: FSG (Faculdade da Serra Gaúcha) / Sala A220 Prédio A - Caxias do Sul 
Horário: 9h às 18h (com intervalo p/almoço)

SÁBADO | 31/10/15
MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA E NARRATIVA AUDIOVISUAL
Com ALFREDO BARROS (de Porto Alegre)
Local: FSG / Sala A220 Prédio A - Caxias do Sul 
Horário: 9h às 18h (com intervalo p/almoço)